Tudo é favela

Subi o Vidigal, na Zona Sul do Rio, corrigindo-me sempre que pensava ou chamava aquele lugar de favela. “Comunidade” é o termo politicamente correto e socialmente adequado que fomos instruídos a usar. Aos políticos, esse novo nome agrega a ideia de algum trabalho correto sobre os irregulares aglomerados. À sociedade, dizer “comunidade” é adequado porque diminui – mesmo que somente no discurso – a cruel dissimetria entre as duas formas urbanas, sua indesejada, porém inalienável responsabilidade.

No entanto, uma visada da comunidade a partir de cima mostra que se trata de uma favela mesmo! Não pela desassistência de serviços e infraestruturas bem ofertadas&cobradas no asfalto, tampouco devido à sua marginal ocupação originária, mas precisamente pela econômica justaposição espacial. As casas são construídas umas ao lado e por sobre as outras como favos em uma colmeia. “Favela” refere-se originalmente a um conjunto de favos: “justas estruturas usadas para armazenar alimento ou para o desenvolvimento da cria”.

Restaurada a adequação do termo “favela” às comunidades, foi no asfalto que novamente o conceito de favela se mostrou. A bela&asfaltada Copacabana, com suas centenas de prédios de muitos andares densamente justapostos, com seus milhares de apartamentos ladeados&encimados por tantos outros milhares é, por conseguinte, nada mais que uma imensa&ortogonal favela de cem mil favos imobiliários legais&especulados.

Contudo, se as comunidades ainda permanecem como estruturas “favelares”, é precisamente porque a cidade nunca deixou de ser economicamente constituída pela unidade básica, celular e agregável do favo. Comunidade ou cidade, tudo é favela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s