Narciso acha feio o que não é selfie.

O narcisismo é acessível a todos! Porquanto a forma mais fácil e inútil de amor – disfarçada de amor-próprio. Sentimento que não deixa a própria reflexão e que não atinge a mais ninguém. É isso que o narcisismo é: uma maneira de amar a si mesmo como a ninguém. Precisamente por isso o narcisismo é injusto inclusive com quem o pratica, pois mesmo esse deveria amar a si mesmo como a alguém.

A bíblica – e atualmente nonsense – proposição “amar ao próximo como a si mesmo”, é mais evidente na sua inversão: “amar a si mesmo como a um próximo”. E por “próximo” devemos entender “qualquer um”. Devemos amar a nós mesmos como amamos a qualquer um, pois é exatamente isso que somos: qualquer um! Amar aos outros e a si mesmo da mesma forma é o grande desafio que, infelizmente, é facilmente desertado.

Hoje, o espelho é “smartphonado”, e o “selfie”, a tentativa narcísica goela do mundo abaixo: “olha o que eu sou enquanto tento ser isso”. Nosso olhar próprio só sabe mostrar o que queremos ser, não aquilo que somos. E o que somos é o que realmente interessa ao mundo, não aquilo que queremos ser. Entretanto, esperar que o mundo nos enxergue, e que devolva gratuitamente tal imagem, exige coragem e comporta risco; ainda assim, é somente o olhar dos outros que revela quem somos.

No lugar do “selfie”, que só enquadra o narciso, o generoso e descompromissado olhar sobre os outros, que os revela através dos nossos olhos. Ver os outros para que se sintam vistos, para que existam. Só assim seremos vistos genuinamente através dos seus olhos, e é essa a imagem que diz verdadeiramente o que somos. O amor-próprio deve ser o reflexo do amor que temos pelos outros, ou acabamos desidratados diante do espelho d’água no qual nos refletimos masturbatoriamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s