Na cama com Parmênides

Há 2.500 anos, Parmênides revolucionou a filosofia com o seu poema de três movimentos. Na primeira parte, ou preâmbulo, ele narra uma epopeia mítica, forma usual até então, com cavalos alados, ninfas, véus, etc.. Na segunda parte, a grande revolução: Parmênides deixa de lado a poética mítica e pari a prosa argumentativa abstrata, falando sem rodeios do ser e da verdade. Já na última parte, ele abandona sua inovação textual e faz uma cosmologia, utilizando-se novamente dos elementos míticos para falar do universo.

Os três momentos da obra falam de deuses, verdade e opiniões, respectivamente. A tradição até então existia entre deuses e opiniões, e Parmênides, no meio do seu poema, inventa a verdade definitivamente distinta daqueles. Ele fode com a tradição da época! Aqui, uma analogia com o coito é bem apropriada:

Imaginemos que o início do poema seja o momento primordial da corte, onde a deusa, intocável e desejada, exige o usual “chaveco” dentro dos padrões estabelecidos; ou, do contrário, não sucumbirá à investida. E ele usa as palavras que ela quer!

Na segunda parte, descortinados todos os véus da divina, Parmênides cai sem dó nem piedade sobre o seu objeto de desejo, repetindo falicamente até a exaustão o seu é, não-é, é, não-é, é, não-é, é, não-é, etc… Orgasmo!

Finalmente, depois de ter ejaculado sua verdade, Parmênides acende o cigarro “post coitum” e relaxa sobre o acolchoado de suas opiniões mundanas. Na terceira parte, ele divaga sobre as coisas e sobre o cosmos como que por divagar. Sem ter mais que conquistar a deusa despida, fala qualquer coisa.

Contudo, a poesia parmenídica foi feita para recomeçar, “ad eternum”: endeusando o objeto, lambendo sua verdade nua-e-crua, e terminando sempre nas opiniões acerca de tudo isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s