Mente do diabo, oficina vazia

“Mente vazia, oficina do diabo” definitivamente não é lema para os budistas. Na verdade, essa é a primeira ideia que deve ser jogada no lixo por qualquer um que almeje o tal Nirvana. O diabo, para essa filosofia oriental, é justamente a presença constante dos pensamentos.

Já aqueles que levam o provérbio a sério encontram, cedo ou tarde, a insuportável paráfrase invertida: Agenda lotada, próprio inferno! Esse angustiante “hades” é o pervertido “éden” da era da hiper ocupação; e os smarphones “facebookados”, seus anjos caídos.

A atribulada mente pós-moderna se esvazia ocupando-se com as toneladas de informação que brotam nos quatro cantos do seu mundo. De nada serve adentrar o Nirvana sem fazer o devido “check in”. O anacrônico tédio e o vergonhoso ócio não encontram “app” algum na superfície “touch screen” desse planeta.

Os capetas os quais a mente “cheia” teme são os seus próprios desejos e paixões; e o diabo é só esse eficiente totem esculpido por um deus cristão. Estar à toa também é pecado capital para o Deus Capital; para este, a paz de espírito está disponível somente nos corredores dos “shopping centers”, nas agências de viagem, nos wi-fi’s de banda larga, etc.

Entretanto, uma cabeça vazia não comporta nada além das distorções de suas próprias perspectivas: “satanazinhos-de-faz-de-conta”; “capetinhas-devaneios”; “luciferzinhos-imaginações”; “coisa-ruinzinhos-sonhos”; “belzebuzinhos-fantasias”… Somente a realidade desaparece no vácuo mental, não as nossas quimeras individuais.

Talvez só o diabo, ele mesmo, possa alcançar o utópico Nirvana: sem culpa alguma abandona a oficina para deixar seus diabos à solta na mente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s