Gozo Existencial

Anonimato, fama e celebridade acontecem ciclicamente enquanto devir de todo Ser. Seja na esfera individual, seja capitalizado culturalmente, o Ser percorre esses três espaços constitutivos da experiência existencial; não obstante, sendo reconduzindo ao início do ciclo, “ad eternum”.

“Anônimo”, em grego, significa “sem nome”, sem identidade. Antes de nascer – ainda sem nome -, ou no meio de uma multidão – já sem nome -, o anonimato assegura existência ao Ser contra qualquer tentativa de determinação. Anonimato: primeiro gozo a despeito da inexistência!

“Fama” (Phêmê) era a deusa grega incumbida de expressar toda a informação possível acerca dos homens e dos demais deuses. O Ser, por conseguinte, ao se aventurar para além do solipsismo primordial, age como a deusa, reportando ao mundo um nome e todo seu panteão de características individuais. A fama é, contudo, um “sobre-gozo” existencial.

Já “Celebridade”, que em latim significa abundante, ilustre (e “illustre” diz “embelezado”) é a assunção e o sucesso da aventura famosa. No extremo da celebridade o Ser é cada vez menos o que ele propriamente foi; alienado de sua essência fundamental. O célebre “É” simplesmente por que celebrado. Sobretudo, a celebridade é um gozo “trans-existencial”!

No final do ciclo um extremo encontra o outro, e a inconsistência pública toca derradeiramente a substância anônima. A condição de possibilidade existencial na celebridade descerra um correlato inerente: o anonimato. O mais celebrado de todos é ao mesmo tempo, subjetiva e verdadeiramente, o mais anônimo. Um grande sobrenome oculta o Ser tanto quanto o inominado.

Gozo existencial é desejo e criação, e entrementes contempla a destruição. Só assim a roda do Ser gira “ad infinitum”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s