Cientista no divã

Werner Heisenberg, físico alemão, no limiar de suas investigações quânticas, chegou à paradoxal conclusão de que quanto mais o homem pesquisa, menos do que é pesquisado é descoberto, e mais daquilo que ele próprio deseja encontrar é evidenciado. O limite último de qualquer resposta é tão somente quem pergunta, visto que uma dúvida busca nada além de sua origem mesma. O que chamamos de verdade é, portanto, simplesmente o seguro, confortável e temporário distanciamento entre o homem e ele mesmo.

Um local onde esta distância é transposta sistematicamente é na psicanálise. Lá, nenhuma verdade afora o próprio sujeito analisado atende a quaisquer questões. Procuramos por respostas às nossas perguntas fundamentais primeiramente no mundo, nos outros e nas coisas, como que esperançosos em escapar do insaciável vórtice que subjaz no cerne do nosso ser. No entanto, qualquer resposta que não tenha o inexorável “eu” como centro gravitacional absoluto tem prazo de validade e funcionalidade determinado.

No entanto, esse “eu” que subsiste como resposta final a qualquer pergunta é uma ficção, não existindo para além da ilusória colcha de retalhos de várias experiências desconexas ao longo do tempo e do espaço. Somos indubitavelmente um “eu” simplesmente porque é esse que coloca todas as perguntas, tenham elas respostas ou não. O “eu” no final de toda questão é a estrutura quimérica que insiste teimosamente uma existência; por isso a voraz necessidade de questões.

Contudo, recusando-nos como resposta última às nossas próprias perguntas e pesquisas profundas, criamos o mundo todo em resposta à única pergunta que não quer calar, e que na verdade nem foi feita para ser respondida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s