Bando de comunistas!

Pensando bem pequeno, muito aquém de sistemas ou estados, o comunismo existe simplesmente no considerar o indivíduo “de acordo com SUAS habilidades” e “de acordo com SUAS necessidades”. É exatamente isso que acontece quando, por exemplo, um amigo nos pede um favor, ou quando uma vizinha pede ajuda com as sacolas das compras: fazemos o que essas pessoas precisam sem cobrá-las por isso justamente porque entendemos, verdadeira e humanamente, SUAS necessidades.

Somos naturalmente comunistas, visto que não saímos por aí cobrando por tudo que nos pedem. E sabemos ser o comunismo inerente às relações humanas porquanto pedimos inadvertidamente favores ao longo de nossas vidas, pois acreditamos que as pessoas podem entender&atender às nossas necessidades e (privações) de habilidades. Fosse o ser humano um capitalista nato&pleno não pediríamos ajuda nem ajudaríamos gratuitamente.

O comunismo é a forma humana de relacionamento por excelência, pois são as incessantes trocas não monetarizadas – com a família, amigos, vizinhos e colegas – que nos fazem humanos e que resolvem nossas questões essenciais. Bem sabemos quanto a boa conversa com um amigo não tem preço! De fato, só uma parcela muito pequena das nossas necessidades e habilidades pode ser convertida em capital. Entretanto, quando isso acontece, o que é capitalizado se torna acessível aos outros somente em troca de mais capital.

Mantemos vivo o germe comunista nas instâncias que nos são mais preciosas, até onde sentimos na nossa pele a pele do outro. A partir daí, esse outro deixa de ser um sujeito e, infelizmente, é objetivamente reificado. Capitalismo é o que bagunça esse comunismo ordinário e cotidiano que resolve&envolve gratuitamente nossas mínimas e humanas coisinhas.

Façamos o favor!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s