Apare-ser

Heidegger fez a diferenciação entre ser e ente, ou seja, entre aquilo que é em plenitude máxima, independente de como é tomado, e suas emanações aparentes imediatas que, quanto mais os sejam, são nada além dos recortes funcionais feitos sobre a textura infinita da realidade. O filósofo fez a analogia do ser enquanto clareira aberta e povoável pela torrente dos entes em suas presenças temporárias.

O ser é o universo de possibilidades que, não obstante, gosta de se ocultar, porquanto a miríade de suas efluências, todas juntas, são irreconciliáveis ao entendimento. Já a aparência é imediatamente dada, ama se exibir precisamente porque é somente uma faceta parcial, insuficiente tanto quanto existente.

Porém, imediatamente, os entes são tudo o que temos. A partir deles é que sempre começamos, pois as aparências acontecem no mesmo instante que acontecemos nós mesmos. Nossa existência dentro da realidade, por conseguinte, começa sempre pelos recortes que dela fazemos: uma parte manuseável do múltiplo ser que bem serve ao transitório agora.

Contudo, o ser guarda em si um mundo que só se revela através da decadência de suas aparências; nunca se mostrando por completo, afirmando-se somente enquanto o excedente que resiste ao aparecer. O ser, portanto, devém da insuficiência dos entes, das aparições. Entretanto, é intuição estratégica sem a qual se transcorre o real alienado de suas infinitas possibilidades.

O ente é o grão de areia ordinário e aparente – o átomo – com o qual nos lançamos na construção da realidade imediata. Já o ser é o espaço extraordinário – o vazio – que se oferece aos nossos castelos de areia que, não obstante, desabam sempre em suas próprias inconsistências.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s