Ângulo&Filtro

É impressionante como pode sobrevir alguma sabedoria, ainda que pervertida, no que há de mais vil nesse nosso mundo-rede-social. A rainha brasileira do “selfie”, na “famefêmera” do seu ritual diário de maquilagem, vestimenta, poses, autorretratos e postagens, aos seus milhares de seguidores redes sociais afora, diz categoricamente que “tudo na vida é uma questão de ângulo e filtro”.

É genial a percepção da garota, ainda que invertida em relação ao seu sentido. De fato, ângulo e filtro, se pensados enquanto ponto de vista e análise crítica, são posturas fundamentais para se perceber a realidade; afinal, a realidade, em si, é nada mais que isso mesmo, o fruto de um ponto de vista e de uma análise crítica: o que se vê a partir de onde se está, e como se vê o que é visto.

Entretanto, a “selfielebridade”, colocando o que é visto a observar quem vê, ao mesmo tempo em que turva “photoshopticamente” essa visão autonomizada no sentido dela não ver o que está sendo realmente visto, e finalmente publicando essa tranversão de si mesma, a “selfieQueen” impõe tiranamente aos milhares de súditos “instagramicos” o seu ângulo e o seu filtro, uns que eles nunca teriam nem aplicariam a ela se lhes fossem respeitados os seus muitos pontos de vista e análises críticas.

Vem, vem, vem-pra-rua-vem! Deixe-se ser vista a partir dos outros ângulos e através dos outros filtros, cadela, visto que é isso que você realmente é: o jeito como o mundo te vê por ele mesmo – não o mundo te vendo sendo vista do jeito que você gostaria de ser vista pelo mundo! Aberração! Assumir que tudo na vida é uma questão de ângulo&filtro é dar-se livremente a estes, não manipulá-los calculistamente; pagando, contudo, o preço de perder tal majestade. O que sobra? A boa máxima, essa sim, vale!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s