A Utilidade do Inútil

À primeira vista o útil parece melhor que o inútil. É até difícil imaginar o contrário. No entanto, suspendendo o campo gravitacional com o qual o útil se sustenta, ele perde suas grandes e aparentes qualidades, a ponto de figurar muito abaixo do inútil.

Nossa vida pode contar com o que é básico ou com o luxo. Com qual desses dois a inutilidade se identifica? Com o luxo, é claro, pois esse não é fundamental, é excessivo e dispensável. Por conseguinte, o inútil é um luxo! Já aquilo sem o qual não podemos passar, o extremamente útil, é o básico, ordinário. O útil certamente é importante, mas o inútil, imensamente superior.

Se alguém vê em você uma utilidade irresistível, seu dinheiro, sua aparência, etc., esse lhe toma por objeto. A utilidade, então, rebaixa o ser ao seu nível mínimo: o de coisa. Mas se esse lhe pergunta sobre o amor, ou sobre a situação da Crimeia, por exemplo, sua resposta não lhe resolverá a vida, obviamente. Todavia, é justamente por não ser útil, e ainda assim considerado, que você é tomado como sujeito, o máximo na hierarquia do ser. Portanto, a inutilidade faz de você uma pessoa, enquanto a utilidade, coisa.

O inútil, por não ter função prevista, excede qualquer situação. É aquilo que se dá ao luxo de corroborar uma subjetividade. Já o útil serve a um fim bem determinado. Existe para ser descartado tão logo cumpra sua tarefa. A unidirecionalidade utilitária, objetiva e mortal, não faz frente à miríade de inutilidades que preenche o tridimensional horizonte do desejo humano. O útil serve para algumas coisas, por certo. Mas é o inútil o eterno cenário desse devir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s