1979 U’s

Aos cinco anos de idade a minha hiperatividade pediu algo além das folhas brancas nas quais eu costumava desenhar, e onde, inadvertidamente, me perdia. Troquei-as, naquela tarde, pelas pautadas, repletas de linhas e margens. Essas prometiam materializar melhor tempo e direção àquela inquietude infantil. Não sabia escrever, é claro. Nem os numerais todos. A única coisa aprendida até ali eram os dígitos do ano corrente. De resto, uma ideia de sabedoria ainda esvaziada dessa mesma.

Inaugurei o caderninho espiral com a “hidrocor” vermelha, intitulando primeiramente minha certeza maior: 1979. Duas linhas abaixo nascia o desenho de um texto. Eu desconhecia a grafia das palavras que imaginava, só que elas existiam. Então, enfileirei sequências de “Us” cursivos, em grupos de três, quatro ou mais. Em algumas horas o calhamaço estava preenchido.

Meu primeiro texto surgiu assim, bem datado e com o conteúdo mais abstrato e subjetivo de toda a minha vida. Meus pais adoraram! Mais pela paz que experimentaram enquanto eu “garranchava” entretido&solitário do que, obviamente, pelo teor da obra…Perguntaram o que tinha sido escrito, e eu sabia contar e recontar a estorinha que se escondia atrás das linhas e mais linhas de “Us” sequenciais.

Trinta e cinco anos depois, vinte e cinco letras e seis numerais a mais, cá estou, enfileirando novamente tudo o que sei, tentando dar conta dessa vernacular inquietude que permanece. Entretanto, a distância que separa essas justas palavras daquilo que deseja ser realmente escrito é insuportavelmente intransponível. Letra alguma deu conta, até aqui, do desassossego desse espírito que se quer descrito.

Se, como dizem, o limite da minha linguagem é mesmo o limite do meu mundo, “eita” mundão de meus Deus!

Deixe um comentário

